O bom e velho jeans…

9 jun

Um pouco da história

Os homens com menos de 40 anos não pegaram a época em que andar de jeans era deselegante ou sinônimo de rebeldia. Na década de 50, Marlon Brando e James Dean tornaram o jeans um ícone de rebeldia e de liberdade dos jovens. Na década de 70, Calvin Klein foi o primeiro estilista a colocar o jeans em uma semana de moda. Em 80, a roupa se popularizou. Hoje em dia é usado por gregos e troianos nas mais diversas situações do cotidiano.

A história da peça é interessante. Levi-Strauss, um comerciante alemão de origem judaica, migrou para os EUA com a sua família. De origem humilde, o comerciante trabalhava com seus irmãos.. Com a corrida do ouro, foi para o oeste americano e  estabeleceu uma pequena loja de tecido para lonas de carroça, mas logo percebeu que aquele tecido – forte e resistente – poderia servir para a grande demanda dos novos trabalhadores braçais.Eis que surge a ideia de fazer com que aquele tecido que servia de lona para carroça se tornasse uma peça de roupa dos trabalhadores. O sucesso foi tão grande que Levi-Strauss patenteou a sua invenção.

 

Partes do jeans:

 

 

Cós: Como se vê na foto é a parte alta da calça que se diz popularmente como “cintura”. Calça jeans de cintura alta ou baixa nada mais é do que um cós alto ou baixo.

Cavalo ou gancho: É o limite inferior da calça, ou seja, a distância entre a cintura e o fundilho da calça.

Passador ou Presilha: Ficam na altura da cintura e servem para acomodar o cinto.

Tipos de bolso: Faca – Quando o bolso é diagonal em relação à calça.Regular – em formato de uma parabola deitada é o tipo de bolso mais comum em um jeans

 

Bolso Faca

 

Bolso Regular

 

 Tipos de Modelagem:

Skinny: Modelagem justa rente ao corpo. Fica bem em pessoas magras e com pernas e coxas não muito grossas.

Slim Fit: Modelagem um pouco menos justa que a skinny. Pode ser uma boa opção para aqueles que ainda não se sentem bem com um jeans mais apertado.

Cenoura: Como o próprio nome diz, é mais larga em cima, tem gancho baixo e vai afunilando dos joelhos para baixo

Calça Reta ou Regular Fit: Acompanha as curvas do corpo e por isso é indicada para todos. É a melhor modelagem para os homens acima do peso.

Boot Cut: É uma calça reta até os joelhos, mas ao contrário dela, vai alargando após os joelhos, sem se tornar boca-de-sino.

Estilo Hip Hop: Recebe esse nome por ser adotada por grande parte dos rappers e cantores de hip hop. Tem modelagem larga, principalmente na cintura, deixando geralmente as cuecas à mostra. Se você estiver acima do peso e não for um adorador da cultura hip hop, evite-a.

Confort: Como o próprio nome diz ela é “confortável”, ou seja, mais larguinha de caimento reto. uma versão, digamos “menos exagerada” que a do estilo hip hop.

Saruel: Modelagem de gancho extremamente baixo. É uma das padronagens mais recentes e ainda está em moda. Se você tem estilo, use-a. Não cai bem em pessoas acima do peso ou em homens muito baixos.

Tipos de Lavagem:

Black Jeans – É o jeans de lavagem bem escura.

Bruto – É o jeans na sua lavagem origem, ou seja, o índigo ou como os americanos chama o “denim” ou blue jeans por ter uma cor azulada.

Azul-médio – Talvez a mais comum de todos. Lavagem mais clara que o índigo sem ser delavê.

Delavê – Lavagem mais clara que em alguns casos puxa para o cinza claro.

Cru – Quase branco, mas não branco. Boa opção para se usar com camisas da família dos rosas. Também cai bem de dia e no verão.

Branco – Muitos não curtem, outros falam que suja demais. Cai bem em diversas combinações. Vale a pena ter um. Se você não sabe como usá-lo, aguarde alguns tópicos que falaremos sobre isso

Estonado – Jeans que recebe diversos procedimentos para que sua aparência fique envelhecido.

Bigodes – São linas finas de lavagens diferentes  ao resto do jeans, por vezes de textura diferente também. São aplicadas geralmente em jeans de lavagem azul-médio (e todas as suas subvariações) e delavê.

Degradê – Jeans que possui lans diferentes, podem começar escuros e ficar claros ou vice-versa. Podem começar delavê e acabarem no cru, etc.

 

                                                                                                                                                    

 

 



Acima estão respectivamente o black jeans, o bruto ou denim, o delavê, o estonado com bigodes e mais uma vez o black jeans, mas dessa vez com a padronagem saruel.

Anúncios

2 Respostas to “O bom e velho jeans…”

  1. Cris Cotts junho 9, 2011 às 7:19 pm #

    Seu Blog está demais!!! Muito conteúdo bom.

  2. Maria Zélia seabra junho 11, 2011 às 1:24 am #

    Bernardo continue escrevendo sobre Moda Masculina….Adorei o blog….Você é talentoso e é um estudioso do assunto…..Beijos no seu coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: